As 10 plumas
Um Assassin's Creed sem plumas não seria digno de um capítulo da Saga, e estas férias romanas de Desmond não são excepção. Distribuídas pela Cidade Eterna, existem 10 plumas e, caso ele as recolha, desbloqueia o objectivo "In Memoriam". De recordar que, se uma destas for avistada com o modo "Eagle eye" (olho de águia), fica marcada no mapa, e poderá lá voltar depois para a recuperar com calma.Pluma 1
Distrito: CampagnaOnde se encontra: No decorrer do Capítulo "As good as new", Desmond visita o médico e depois escala até ao telhado de Trinita dei Monti, a igreja que se encontra por trás do médico. A pluma está no no telhado.
Pluma 2
Distrito: CentroOnde se encontra: na parte superior das ruínas do Museu di Augosto.
Pluma 3
Distretto: CentroOnde se encontra: No telhado do Panteão, na parte superior da cruz, na fachada do edifício. Pode-se chegar lá pela parte de trás do edifício.
Pluma 4
Distrito: CentroOnde se encontra: Perto da entrada do túnel do Capitólio, na Praça Principal, acima dois lanços de escadas, num grande edifício com vista para a praça.
Distrito: Campagna
Onde se encontra: Nas Termas de Diocleziano, logo após a entrada das ruínas a algumas dezenas de metros da entrada nordeste do túnel.
Pluma 6
Distrito: AnticoOnde se encontra: A Este do Coliseu, em cima de um pilar na intersecção da estrada em forma de Y.
Pluma 7
Distrito: AnticoOnde se encontra: Na parte noroeste do Coliseu, mesmo no topo.
Pluma 8
Distrito: AnticoOnde se encontra: A noroeste do Coliseu, em cima de uma coluna. A coluna faz parte das ruínas a noroeste da estrada que liga o Coliseu ao Distrito Centro.
Pluma 9
Distrito: Centro (parte este)Onde se encontra: Na praça onde se passa a missão "In and Out". Esta praça está rodeada de pilares, e a pluma está na parte de fora de uma delas. Para a encontrar, suba à igreja ali perto.
Pluma 10
Distrito: CampagnaOnde se encontra: No forte de Bartolomeo, na parte de cima da torre principal.
Assassin's Creed: Brotherhood - Análise
Versão testada: PlayStation 3
Ao olhar para Assassin's Creed: Brotherhood (vamos chamar-lhe simplesmente de Brotherhood) é quase inevitável e no verdadeiro sentido da palavra, olhar para o passado. Foi em Novembro de 2007 que a Ubisoft lançou a série que actualmente goza de privilégio ímpar entre as suas fileiras e deu-me acesso a uma das séries de maior entusiasmo a nível pessoal. Desde cedo a Ubisoft sugeriu que o produto era mais do que inicialmente parecia e que poderia expandir-se para uma série. A própria história de Altaír e do grupo de assassinos era muito mais abrangente e épica do que inicialmente previsto. O toque distinto e especial de Assassin's Creed estava no centrar-se na recriação de um passado no qual mistura elementos de ficção com elementos verídicos e de figuras históricas. A isto adicionava uma jogabilidade baseada em elementos do parkour num género de mundo aberto e levava o jogador para uma jornada repleta de personalidade.
Enquanto fascinante, o maior problema de Assassin's Creed era provavelmente se levar demasiado a sério na sua história enquanto descurava aspectos base da sua jogabilidade e assumi-a uma desastrosa estrutura de jogo, altamente repetitiva e restritiva. No entanto, a grande escala da história ficava bem aparente e com a sequela tivemos a resolução dos demais erros cometidos na elaboração do primeiro relacionados com a sua estrutura, sendo muito mais fluído e dinâmico e afastando-se do tom repetitivo do anterior, mantendo na mesma toda uma história épica.
No ano passado foi fascinante conhecer a história de Ezio Auditore da Firenze, um jovem Italiano que se torna num assassino, dando assim seguimento a uma longa tradição familiar, após ver a sua família ser injustamente assassinada. Nesta Itália da era Renascentista, factos verídicos eram moldados e figuras histórias surgiam para desempenhar um papel interessante e até inteligente no enredo. Mas Assassin's Creed II não nos deu a conhecer só personagens envolventes e carismáticas, deu-nos a conhecer uma fascinante história cujo final em aberto deixava espaço para que a Ubisoft aqui voltasse. Toda a escala da série tem sido sucessivamente expandida, quer sejam por títulos lançados nas portáteis como por outros meios, como a banda desenhada e até um filme baseado no jogo.
Antes de conhecermos o que acontece a Ezio após os eventos vistos no final do segundo jogo, o jogador vai conhecer o que sucede com Desmond e com os que o ajudaram nos jogos anteriores. Aqui vamos viajar para alguns locais que vão dar ao jogador uma perspectiva alternativa e interessante sobre locais já conhecidos. Estas secções apresentam ainda o acesso a um tipo de jogabilidade diferente e que leva Assassin's Creed para contornos mais ao estilo do que vimos em Prince of Persia, algo normal tendo em conta que esta foi a inspiração para a nova série.
Focado mais nas secções de plataformas e na movimentação fluida entre paredes e vigas para ultrapassar obstáculos, estas secções obrigam ainda ao uso da cooperação com a inteligência artificial, e deixam em perspectiva antever o futuro cooperativo da série. É um recuperar da aclamada jogabilidade Prince of Persia e uma forma bem elaborada de nos colocar em 2012 continuando a contribuir para a história. É uma das maiores novidades pois sempre que desejado podemos sair do Animus e vaguear por um novo local também ele com desafios para o jogador. É uma continuada evolução do laboratório do primeiro e depois do armazém do segundo e que nos deixam a pensar no que pode estar a ser preparado para o futuro. O maior trunfo sobre os "equivalentes" nos anteriores é que este espaço no "presente" é interessante e apelativo, com os seus objectivos próprios.
Enquanto fascinante, o maior problema de Assassin's Creed era provavelmente se levar demasiado a sério na sua história enquanto descurava aspectos base da sua jogabilidade e assumi-a uma desastrosa estrutura de jogo, altamente repetitiva e restritiva. No entanto, a grande escala da história ficava bem aparente e com a sequela tivemos a resolução dos demais erros cometidos na elaboração do primeiro relacionados com a sua estrutura, sendo muito mais fluído e dinâmico e afastando-se do tom repetitivo do anterior, mantendo na mesma toda uma história épica.
No ano passado foi fascinante conhecer a história de Ezio Auditore da Firenze, um jovem Italiano que se torna num assassino, dando assim seguimento a uma longa tradição familiar, após ver a sua família ser injustamente assassinada. Nesta Itália da era Renascentista, factos verídicos eram moldados e figuras histórias surgiam para desempenhar um papel interessante e até inteligente no enredo. Mas Assassin's Creed II não nos deu a conhecer só personagens envolventes e carismáticas, deu-nos a conhecer uma fascinante história cujo final em aberto deixava espaço para que a Ubisoft aqui voltasse. Toda a escala da série tem sido sucessivamente expandida, quer sejam por títulos lançados nas portáteis como por outros meios, como a banda desenhada e até um filme baseado no jogo.
No entanto, e aqui temos que assinalar que alguns spoilers vão ser feitos mas sempre mantidos a um mínimo, Assassin's Creed não decorre apenas no passado. Nesta procura por artefactos poderosos e antigos, através de máquinas que nos permitem viver as memórias passadas geneticamente, que podem salvar o mundo de uma catástrofe que se avizinha, assumimos verdadeiramente o controlo de Desmond Miles, o mais recente descendente da linhagem de Assassinos. Após o final do segundo jogo principal na série, ficou a clara ideia que Desmond iria representar um papel muito mais importante no futuro e Brotherhood atesta isso mesmo.
Antes de conhecermos o que acontece a Ezio após os eventos vistos no final do segundo jogo, o jogador vai conhecer o que sucede com Desmond e com os que o ajudaram nos jogos anteriores. Aqui vamos viajar para alguns locais que vão dar ao jogador uma perspectiva alternativa e interessante sobre locais já conhecidos. Estas secções apresentam ainda o acesso a um tipo de jogabilidade diferente e que leva Assassin's Creed para contornos mais ao estilo do que vimos em Prince of Persia, algo normal tendo em conta que esta foi a inspiração para a nova série.
Focado mais nas secções de plataformas e na movimentação fluida entre paredes e vigas para ultrapassar obstáculos, estas secções obrigam ainda ao uso da cooperação com a inteligência artificial, e deixam em perspectiva antever o futuro cooperativo da série. É um recuperar da aclamada jogabilidade Prince of Persia e uma forma bem elaborada de nos colocar em 2012 continuando a contribuir para a história. É uma das maiores novidades pois sempre que desejado podemos sair do Animus e vaguear por um novo local também ele com desafios para o jogador. É uma continuada evolução do laboratório do primeiro e depois do armazém do segundo e que nos deixam a pensar no que pode estar a ser preparado para o futuro. O maior trunfo sobre os "equivalentes" nos anteriores é que este espaço no "presente" é interessante e apelativo, com os seus objectivos próprios.
"Entrando no Animus", a acção leva-nos imediatamente para os momentos imediatos após o final do segundo, quando Ezio está a deixar a Cripta em Roma. Estes actos desencadeiam toda uma série de eventos que nos levam para uma história mais dinâmica, livre da necessidade de nos inserir num local ou de dar a conhecer uma nova personagem e inimigos e respectiva contextualização, com contornos ainda mais cinematográficos e acima de tudo muito com muito mais personalidade e bem confiante em si mesma, não tendo mesmo medo de correr alguns riscos. Aqui vamos também conhecer uma das grandes diferenças sobre os dois anteriores, em Brotherhood apenas temos acesso a uma cidade, Roma, e não a três e ao espaço que as liga.
Roma é uma cidade enorme para explorar e repleta de edifícios e construções histórias e apesar estarmos apenas numa cidade, esta contém zonas bem distintas entre si, sendo o único elementos que nos oferecem aquele agradável contraste e variedade que as diferentes cidades nos anteriores tão agradavelmente ofereciam. Esta é uma Roma em ruínas que vive debaixo da opressão da família Borgia, os rivais de Ezio, e na pobreza. Aqui temos a oportunidade de fazer regressar um dos elementos mais interessantes do anterior, a gestão da vila da família de Ezio. Nas zonas restritas controladas pelos Borgia, temos que matar o capitão e depois queimar a torre, libertando assim a zona da sua opressão e permitindo que o jogador dê dinheiro para a recuperação de lojas que trazem prosperidade crescente à cidade.
Foi uma forma inteligente de recuperar um dos elementos novos do segundo jogo mesmo perante a "restrição" de termos apenas uma cidade para percorrer. Os tradicionais viewpoints continuam a desbloquear o mapa e a detalhar a cidade, as demais lojas regressam para nos oferecer novas armas e itens, recuperar saúde, comprar quadros (que vão para a casa de Ezio em Roma) e até o banco está de volta para podermos levantar o dinheiro das rendas que as lojas nos pagam. A Ubisoft decidiu também recuperar a exploração dos túmulos vista no anterior, tanto no jogo como em forma de conteúdo adicional, levando novamente o jogador a explorar locais assentes numa jogabilidade mais característica, novamente, de Prince of Persia para obter tesouros e dinheiro. O estúdio certificou-se que o jogo poderia estar restrito a uma única cidade mas nada mais perdia, pelo contrário, acrescenta. Na verdade Brotherhood adiciona elementos e melhorias que não só o tornam mais avançado sobre os anteriores nesses pontos como vão ter impacto no futuro da série.
Mas não só para longe estes homens vão trabalhar. Entre as diversas novidades implementadas na jogabilidade, está a de podermos invocar os assassinos para nos assistirem nas batalhas e até para assassinarem um alvo por nossa vez. É um elemento bem interessante que ocupa o seu papel numa série de elementos contextualizados e cujo efeito de acção e consequência é altamente gratificante. Mais do que nunca, a grande máxima de quanto mais fazemos mais queremos fazer, volta a reinar em Brotherhood. Para ser mais específico sobre o quanto o jogo tem para oferecer, terminar a história com algumas histórias paralelas cumpridas e algumas partes da cidade libertas representou-me apenas 45% nas estatísticas finais, ao longo de 10:15 de jogo.Obter uma sincronização total de 100% vai levar o jogador a passar bem mais de 20 horas em volta do modo para um jogador.
Existem muitas mais tarefas para contar mas são elementos que devem ser mantidos em surpresa para que o jogador os descubra por si e é preferível salientar pontos mais fulcrais e mais preponderantes como apesar de durar praticamente metade dos dois anteriores, Brotherhood oferecer uma estrutura de progresso bem mais livre e personalizado, em momento algum restringe o jogador ou o força a fazer seja o que for antes que possa progredir para nova missão de história, mas mais do que isso, oferece um maior e bem elaborado nível de dificuldade nas missões que são ao mesmo tempo das mais desafiantes e cativantes vistas na série. Apesar de ter várias ajudas, já não sentimos que somos levados pela mão mas antes que somos desafiados e que somos donos da nossa experiência e que o mérito na progressão é nosso.
NOTA GERAL 9/10
Roma é uma cidade enorme para explorar e repleta de edifícios e construções histórias e apesar estarmos apenas numa cidade, esta contém zonas bem distintas entre si, sendo o único elementos que nos oferecem aquele agradável contraste e variedade que as diferentes cidades nos anteriores tão agradavelmente ofereciam. Esta é uma Roma em ruínas que vive debaixo da opressão da família Borgia, os rivais de Ezio, e na pobreza. Aqui temos a oportunidade de fazer regressar um dos elementos mais interessantes do anterior, a gestão da vila da família de Ezio. Nas zonas restritas controladas pelos Borgia, temos que matar o capitão e depois queimar a torre, libertando assim a zona da sua opressão e permitindo que o jogador dê dinheiro para a recuperação de lojas que trazem prosperidade crescente à cidade.
Foi uma forma inteligente de recuperar um dos elementos novos do segundo jogo mesmo perante a "restrição" de termos apenas uma cidade para percorrer. Os tradicionais viewpoints continuam a desbloquear o mapa e a detalhar a cidade, as demais lojas regressam para nos oferecer novas armas e itens, recuperar saúde, comprar quadros (que vão para a casa de Ezio em Roma) e até o banco está de volta para podermos levantar o dinheiro das rendas que as lojas nos pagam. A Ubisoft decidiu também recuperar a exploração dos túmulos vista no anterior, tanto no jogo como em forma de conteúdo adicional, levando novamente o jogador a explorar locais assentes numa jogabilidade mais característica, novamente, de Prince of Persia para obter tesouros e dinheiro. O estúdio certificou-se que o jogo poderia estar restrito a uma única cidade mas nada mais perdia, pelo contrário, acrescenta. Na verdade Brotherhood adiciona elementos e melhorias que não só o tornam mais avançado sobre os anteriores nesses pontos como vão ter impacto no futuro da série.
Outras das novidades de destaque na nova aventura de Ezio é a existência da Guilda dos Assassinos. Se no anterior tínhamos algumas missões aleatórias oferecidas por estranhos nas ruas das cidades, aqui temos a oportunidade de salvar cidadãos que resistem à opressão dos que roubam aos pobres para dar fundos à conquista de Itália. Ao salvar estas pessoas eles decidem juntar-se à nossa causa e na nossa caminha para líder dos Assassinos, vamos poder enviar estes jovens talentos um pouco por toda a Europa para cumprirem contratos. Ao cumprir estes contratos, que podem ser acedidos através de um menu próprio sempre que encontrámos um pombal em Roma, os novatos ganham pontos de experiência e vão evoluindo até se tornarem em mestres assassinos. Ao subir de nível podemos melhorar atributos e até personalizar as suas vestes e é preciso ser cuidadoso na gestão dos assassinos pois a dificuldade dos contratos varia e não queremos perder homens desnecessariamente.
Mas não só para longe estes homens vão trabalhar. Entre as diversas novidades implementadas na jogabilidade, está a de podermos invocar os assassinos para nos assistirem nas batalhas e até para assassinarem um alvo por nossa vez. É um elemento bem interessante que ocupa o seu papel numa série de elementos contextualizados e cujo efeito de acção e consequência é altamente gratificante. Mais do que nunca, a grande máxima de quanto mais fazemos mais queremos fazer, volta a reinar em Brotherhood. Para ser mais específico sobre o quanto o jogo tem para oferecer, terminar a história com algumas histórias paralelas cumpridas e algumas partes da cidade libertas representou-me apenas 45% nas estatísticas finais, ao longo de 10:15 de jogo.Obter uma sincronização total de 100% vai levar o jogador a passar bem mais de 20 horas em volta do modo para um jogador.
Existem muitas mais tarefas para contar mas são elementos que devem ser mantidos em surpresa para que o jogador os descubra por si e é preferível salientar pontos mais fulcrais e mais preponderantes como apesar de durar praticamente metade dos dois anteriores, Brotherhood oferecer uma estrutura de progresso bem mais livre e personalizado, em momento algum restringe o jogador ou o força a fazer seja o que for antes que possa progredir para nova missão de história, mas mais do que isso, oferece um maior e bem elaborado nível de dificuldade nas missões que são ao mesmo tempo das mais desafiantes e cativantes vistas na série. Apesar de ter várias ajudas, já não sentimos que somos levados pela mão mas antes que somos desafiados e que somos donos da nossa experiência e que o mérito na progressão é nosso.
Para desafiar ainda mais os mais dedicados, a Ubisoft decidiu implementar objectivos secundários mas que só quando cumpridos nos permitem uma sincronização a 100%. Desde não ser detectado a eliminar o alvo de certa forma, são variados os desafios adicionais que nos são colocados e tudo ganha mais intensidade e dinamismo quando somos colocados, de boa forma, debaixo de pressão. As missões vão-se sucedendo e o jogador começa a ganhar um gosto especial quando repara que o nível de qualidade se vai mantendo ao longo de toda a progressão.
Para isto contamos com a existência de melhorias nas tradicionais mecânicas do parkour mas mais do que isso, é no sistema de combate que notamos melhorias. Os tempos do esquema repetitivo e mecanizado vão longe e agora temos a possibilidade de usar várias armas, de as roubar aos inimigos e até uma pistola, cortesia de Leonardo da Vinci. Mas isto são tudo coisas que vimos no anterior, as verdadeiras novidades são a maior fluidez dos movimentos, a possibilidade de aplicar um pontapé para quebrar a guarda do adversário e ainda as novas e mais brutais execuções finais com que Ezio termina os seus combos. É um festim visual que nos leva a ter gosto no sistema de combate de uma ponta à outra. Neste novo dinamismo envolto em maior velocidade, o jogador é ainda desafiado a aprender a lidar de diferentes formas para diferentes inimigos e cada um tem a sua abordagem específica. Mais uma boa forma de desafiar o jogador e evitar esquemas aborrecidos.
Terminado o modo para um jogador, temos agora a possibilidade de enveredar pela nova componente para vários jogadores que se estreia na série e que promete marcar presença no futuro da série. Enquanto os modos cooperativos ainda permanecem afastados da série, é o competitivo que reina soberano na hora de levarem as suas habilidades para serem testadas contra o mundo. Ao longo de quatro modos de jogo diferentes, vamos ter a oportunidade de melhorar o nosso personagem e criar um assassino completo e eficaz. Aqui a experiência de jogo assenta nos moldes do jogo tradicional estando as grandes variações relacionadas com os demais modos de jogo.
Em "Procurado" e "Procurado Avançado" o jogador recebe um alvo específico e ao invés de ser um contra todos, é necessário derrotar o alvo assinalado para triunfar, estando a diferença entre dos dois modos nas restrições ao radar. Já em "Aliança" três equipas de dois jogadores tem que procurar e assassinar uma outra equipa em específico, criando uma espécie de jogo do rato e do gato enquanto caça e ao mesmo tempo foge. Por último temos o modo de "Caça ao Homem" no qual duas equipas de quatro são colocadas em jogo enquanto uma foge da outra. São diferentes modos que usam a temática das lutas entre assassinos e templários para colocarem o jogador a lutar contra amigos e desta forma levar a série para os jogos para vários jogadores. Uma necessidade que cada vez mais preocupa os jogadores e que a longo prazo pode ditar o interesse no jogo. É precisamente o seu propósito em Brotherhood, oferecer a jogabilidade Assassin's Creed em modos contra vários jogadores que se tornam mais divertidos quanto mais novas habilidades desbloqueamos e mais aprendemos a empregar melhor as técnicas. É o testar da nossa destreza face ao mundo.
De forma alguma Brotherhood veio para revolucionar a indústria mas sem dúvidas que veio revolucionar a série. Se o II já o tinha insinuado, agora fica confirmado, está mais seguro de si, cresceu e colmata as poucas lacunas que lhe restavam, se bem que por natureza abriu outras. De carácter forte e cada vez mais destemido, quando for contada a história de como Assassin's Creed cresceu e evoluiu, certamente o nome de Brotherhood vai figurar aí.Para isto contamos com a existência de melhorias nas tradicionais mecânicas do parkour mas mais do que isso, é no sistema de combate que notamos melhorias. Os tempos do esquema repetitivo e mecanizado vão longe e agora temos a possibilidade de usar várias armas, de as roubar aos inimigos e até uma pistola, cortesia de Leonardo da Vinci. Mas isto são tudo coisas que vimos no anterior, as verdadeiras novidades são a maior fluidez dos movimentos, a possibilidade de aplicar um pontapé para quebrar a guarda do adversário e ainda as novas e mais brutais execuções finais com que Ezio termina os seus combos. É um festim visual que nos leva a ter gosto no sistema de combate de uma ponta à outra. Neste novo dinamismo envolto em maior velocidade, o jogador é ainda desafiado a aprender a lidar de diferentes formas para diferentes inimigos e cada um tem a sua abordagem específica. Mais uma boa forma de desafiar o jogador e evitar esquemas aborrecidos.
Gosto e visual são palavras que se voltam a conjugar e Brotherhood parece mesmo apresentar melhorias visuais sobre o já espantoso segundo jogo. A uma cidade incrivelmente detalhada, temos personagens de grande qualidade com pormenores deliciosos. Certamente que quem viu as cidades do anterior não vai conhecer algo que o vá maravilhar mas é bom ver que uma qualidade visual de bom nível se tornou padrão e não foi descurada. Pela primeira vez temos o jogo totalmente em Português no seu texto, permitindo que os actores originais brilhem com uma qualidade ao nível de outras indústrias. É um trabalho sem mácula que a Ubisoft consegue oferecer e do melhor que se vai ouvindo na actualidade.
Terminado o modo para um jogador, temos agora a possibilidade de enveredar pela nova componente para vários jogadores que se estreia na série e que promete marcar presença no futuro da série. Enquanto os modos cooperativos ainda permanecem afastados da série, é o competitivo que reina soberano na hora de levarem as suas habilidades para serem testadas contra o mundo. Ao longo de quatro modos de jogo diferentes, vamos ter a oportunidade de melhorar o nosso personagem e criar um assassino completo e eficaz. Aqui a experiência de jogo assenta nos moldes do jogo tradicional estando as grandes variações relacionadas com os demais modos de jogo.
Em "Procurado" e "Procurado Avançado" o jogador recebe um alvo específico e ao invés de ser um contra todos, é necessário derrotar o alvo assinalado para triunfar, estando a diferença entre dos dois modos nas restrições ao radar. Já em "Aliança" três equipas de dois jogadores tem que procurar e assassinar uma outra equipa em específico, criando uma espécie de jogo do rato e do gato enquanto caça e ao mesmo tempo foge. Por último temos o modo de "Caça ao Homem" no qual duas equipas de quatro são colocadas em jogo enquanto uma foge da outra. São diferentes modos que usam a temática das lutas entre assassinos e templários para colocarem o jogador a lutar contra amigos e desta forma levar a série para os jogos para vários jogadores. Uma necessidade que cada vez mais preocupa os jogadores e que a longo prazo pode ditar o interesse no jogo. É precisamente o seu propósito em Brotherhood, oferecer a jogabilidade Assassin's Creed em modos contra vários jogadores que se tornam mais divertidos quanto mais novas habilidades desbloqueamos e mais aprendemos a empregar melhor as técnicas. É o testar da nossa destreza face ao mundo.
Assassin's Creed: Brotherhood pode não conter alguns elementos base da já conhecida experiência da nova série coqueluche da Ubisoft mas colocado na balança, é muito mais o que ganha do que perde. É um jogo altamente competente que tem como maior mérito conseguir ser digno de envergar o nome da série e de estar à altura dos títulos numerados, algo que os anteriores não conseguiram completamente. A história envolvente é interessante até ao fim se bem que mais curta do que o tradicional. A Ubisoft assegurou que existe muito para fazer para lá da história principal e também aqui a quantidade de conteúdos e segredos pode surpreender os mais desprevenidos. A isto adicionamos a obrigatoriedade da era moderna que se parece ter tornado os modos para vários jogadores e temos um produto altamente competente.
NOTA GERAL 9/10
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